um vestido E do livro Stylish Dress Book

outubro 06, 2017

 

No último fim de semana, fiz um vestido para mim.
O molde é de um livro japonês que o R. me ofereceu, há quase um ano!


molde: molde E, do livro "Stylish Dress Book" (Yoshiko Tsukiori)
tamanho: 8
tecido: usei tecido de lençol, muito macio (que comprei na Feira de Estarreja)... 

Primeiro, só lhe via as imperfeições... Sou muito magra, mas tenho ombros largos... O vestido não me assenta bem nos ombros (ainda por cima, no meu corpo, a distância do pescoço ao ombro é maior num lado do que no outro...). Além disso, as minhas maminhas são mesmo "inhas" eheheh, e o molde inclui pinças... claro, pinças para um tamanho de maminhas "normal".

Mas a verdade é que, mal o acabei, não o tirei mais (isto num Domingo). Fui com a Olívia ao parque, depois fizemos uma sessão de fotos improvisada, no terraço lá de casa, e na segunda-feira ainda o trouxe para o trabalho.

Se dúvidas havia, mal cheguei ao trabalho, a A. elogiou-me o vestido, e quando lhe disse que tinha sido eu a cosê-lo, pediu-me imediatamente um para ela :) :)




Estou portanto, orgulhosa! E com vontade de cortar já outro, noutro tecido. Vai com calma, Carla Maria, que tens uma tese para acabar e não te podes entusiasmar demasiado com a costura... Isto até andava a correr bem...

Antes de passar ao próximo, queria perceber exactamente o que tenho que alterar no molde, para o próximo me assentar melhor (nestas duas fotos abaixo percebem-se melhor os problemas...). Não acho que me fique pequeno, e por isso quero manter o tamanho. Estou a pensar:

- adicionar um centímetro à largura (isto é, quando cortar o tecido, posicionar o centro do molde a mais ou menos meio centímetro da dobra do tecido, e fazer o respectivo ajuste à posição dos machos) -- espero que assim o próximo vestido me assente melhor nos ombros;

- reduzir um pouco o efeito das pinças na zona do busto (e talvez mudá-las de sítio?)... ainda não sei ao certo como, mas encontrei o que me parece ser um bom tutorial, que tenho que ler com atenção.



Que vos parece, prós da costura? Vou lá com estas alterações? Ou o que me sugerem antes? Deixem-me por favor comentários ♥

Prometo mostrar a próxima versão na próxima Primavera. Até lá, e enquanto o bom tempo o permitir, este vestido vai-me deixando muito orgulhosa pela rua eheheh :)

[a Olívia tem vestido este casaco e esta blusinha]

Boas costuras aí desse lado!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu acho que ficou muito giro. Penso que somos nós que reparamos mais mais no que não está a 100% naquilo que fazemos :) Mas é bom ir sabendo as alterações que o nosso corpo pede aos moldes e às tantas já é quase automático fazer o acerto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula!
      É isso mesmo, tenho que ganhar experiência para saber o que alterar para um melhor cair no meu corpo.
      É bastante mais fácil experimentar dois tamanhos numa loja e escolher o que fica melhor, mas não tem metade da piada ;)

      Eliminar
  2. A solução é fazeres o próximo para mim, não sou assim tão magra logo vai cair-me bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah :)
      estou a pensar fazer um tamanho acima, assim já vai dar para perceber se isso resolve os meus problemas, e também se é o tamanho certo para ti ;)

      Eliminar