feito com muito amor pela mamã #10 [um Luís&Joana, para a Olívia]

dezembro 09, 2016

 

Há três anos, no meu aniversário dos 30, a minha fantástica família ofereceu-me uma máquina de costura :) Vinha embrulhada em tecido, e trazia também um desenho feito por um dos meus sobrinhos (pelo Ricardo, acho!), de mim a costurar!

Aquilo que ninguém imaginava é que eu iria passar tanto tempo em frente à máquina de costura :) Quanto a mim, nunca me passou pela cabeça que algum dia fosse costurar coisas assim “complicadas”, como casacos de malha, com capuz e fecho! E sabem que mais? Não podia estar mais contente, e orgulhosa também!




Este é o hoodie luís e joana. Ou melhor, esta é a minha versão do hoodie, feita com muito amor, para a minha pequena monstra  O hoodie luís e joana é o novo molde da Suco by Susana, que é lançado hoje, e que tive a sorte de testar! É um molde digital, dos 12 meses aos 12 anos. Para a Olívia, fiz um tamanho 3 anos, já que a ideia do meu hoodie é ser de meia estação, para proteger a O. do vento constante em Aveiro.

Quando preenchi o formulário de candidatura ao teste, tinha na cabeça uma malha jersey da hilco, com uma ligeira carda. Mas acabei por me decidir por uma malha neoprene que tinha na verdade comprado a pensar em mim e na mm! Não podia ter escolhido melhor. A malha neoprene foi super fácil de cortar (o R. ofereceu-me há umas semanas, nos 33 eheheh, uma tesoura japonesa maravilhosa!!) e fácil de coser também. A máquina só se queixou um bocadinho quando encontrava várias camadas de malha sobrepostas, por ser demasiado grosso...

Tinha em mente um fecho azul petróleo que tinha comprado na feira de velharias (!) aqui em Aveiro, mas mais uma vez na "hora H" mudei de planos! Culpa do forro do capuz, desta vez... A ideia... hmmm... nem sei qual era... Seria não forrar o capuz? Nem pensei bem nisso. Quando cheguei à fase em que tinha que decidir se forrava o capuz ou não, decidi forrá-lo (estava tão contente com o avanço do casaco, que queria que ficasse o melhor possível, logo, com forro...), mas não tinha nenhuma malha fininha que combinasse bem com a malha neoprene! Vasculhei bem todos os meus tecidos, e encontrei a combinação perfeita: um tecido "woven" de algodão que adoro, com o padrão do Susanna Tana Lawn. Usei-o antes aqui!


Acabei por comprar um fecho novo, e por sorte consegui encontrar exactamente aquilo que tinha em mente: um amarelo torrado, cor dos girassóis do forro do capuz! Ainda sobre o fecho, quando aconteceu isto (ver fotografia abaixo), entrei completamente em pânico... Não consegui logo voltar a encaixar o fecho, e achei que não ia haver outra solução que não descoser tudo, ir comprar outro fecho, e repetir...


Depois de respirar fundo, e sobretudo depois das colegas do grupo de teste (a quem pedi ajuda) me dizerem que era possível voltar a encaixar o fecho, e também graças a um tutorial do youtube, lá pus tudo no sítio e consegui acabar o casaco novo da O. :)

Estou tão contente com o resultado final! É mesmo bom quando costuramos algo e adoramos o resultado :) A O. também parece gostar, e a mm já me pediu um igual em tamanho de adulto ah ah ah :)

Claro que tem algumas imperfeições... As riscas não ficaram perfeitamente alinhadas no lado direito do casaco, junto ao bolso (podem ver nas fotografias no início deste texto). O fecho esticou demasiado a malha nalguns locais, o que faz com que fique algo enrugado... E ao fazer o pesponto por cima do fecho, o bolso esquerdo foi ligeiramente puxado para cima (este é o único erro que me irrita, foi mesmo descuido...). Ok, e furei a malha neoprene num sítio :(, porque tive alguma dificuldade em aplicar a fita do pescoço, tendo que coser e descoser uma série de vezes :( Não é problema do molde, claro!, é mesmo problema meu! Não gosto de coser fitas no decote, tenho sempre muita dificuldade em que fiquem bem aplicadas... é por isso que gosto tanto de roupa forrada, esse passo desaparece eheheh!
Apesar destas imperfeições (pequeninas), já vos disse que adoro este casaco?? 

Também estou muito satisfeita com o avesso (a maioria das costuras são em azul, na mesma cor do tal fecho que acabei por não usar...)! Não tenho máquina overlock, usei apenas a minha Alfa Next 20 e para coser malhas preciso usar zigzag já que não tenho mais nenhum ponto elástico. Usei, claro, uma agulha adequada para malhas, com o pé calcador normal, Na verdade, comprei um pé calcador de duplo arrasto que chegou no exacto dia em que comecei a coser o hoodie luís e joana, mas acabei por não o experimentar ainda!
Se precisarem de umas dicas para costurar malhas sem máquina overlock, vejam este artigo das Cose Mais. Foi graças a ele que fiz as minhas primeiras experiências com malhas, que experimentei (e adorei!!) agulhas duplas, que evoluí tanto :)


Apesar de ser um casaco de meia estação, não resisti, e fomos estreá-lo num grande passeio na Ria! Encontrámos vários pernas-longa e também muitos flamingos, que ficaram terrivelmente tremidos nas minhas fotos miseráveis de telemóvel... Por isso, mostro-vos apenas o casaco na O. :) [fica-lhe ligeiramente grande, exactamente o que eu queria, já que a ideia é ser mais (e muito) usado daqui a uns meses]













molde: Hoodie Luís e Joana, da Suco by Susana
tamanho: 3 anos
tecido: malha neoprene comprada na Mike Tecidos, e tecido 100% algodão com padrão Susanna Tana Lawn comprado na Oh que Lindos

O molde é lançado hoje pelo Up Craft Club, em português e em inglês, e estará com 25% de desconto nos próximos dois dias! Neste post da Susana encontram mais detalhes sobre o molde, e podem ver as diferentes versões que nós, testers, fizémos! Acho sempre espectacular ver a forma como diferentes pessoas trabalham um molde, encontrar resultados finais tão diferentes entre si e tão bons!

Boas costuras aí desse lado 

You Might Also Like

0 comentários